Itupeva / SP
contato@acharviagens.com.br (11) 4496-6386

O que levar em um cruzeiro??

14 Curtidas. 16948 Visualizações

Cruzeirista de primeira viagem?
Algumas dicas sobre bagagem e embarque.
 

O QUE LEVAR NO CRUZEIRO?


Você vai embarcar em seu primeiro cruzeiro e não sabe o que levar na bagagem? Calma, não é muito diferente de outros tipos de viagens. 

Mas uma das grandes vantagens de uma viagem de cruzeiro é que independente da duração e da quantidade de paradas o seu quarto viaja com você o tempo todo.

Nada de fazer vários check-in e check-out e ficar arrumando e desarrumando a mala. Você só precisa desfazer a mala no primeiro dia e arrumá-la na última noite. Considere que um navio cruzeiro é um gigantesco hotel. Aliás, é mais que isso!
Eu costumo comparar um navio cruzeiro a um resort. Você vai encontrar diversas áreas internas como restaurantes, bares, cafés, cassinos, academias, spa, lojas, teatros, etc. E todos esses lugares fechados possuem um forte sistema de refrigeração.
Se você sente um pouco mais de frio, considere levar um casaquinho, ou uma pashmina para colocar por cima. Mas vamos por partes.
  • No dia do embarque, para dar início à sua experiência inesquecível em alto mar, opte por roupas confortáveis adequadas ao clima.
  • Já no decorrer da viagem, recomendamos que leve vestes informais para usar durante o dia, use e abuse das bermudas, shorts, biquínis, sungas, camisetas regatas, chinelos…Tudo o que irá te deixar confortável e com aquele clima de férias para aproveitar as áreas molhadas.
    E lembre-se de sempre carregar consigo uma saída de banho, evitando entrar na parte interna do navio vestindo somente trajes de piscina.
  • Para a noite, opte por trajes esporte fino. O vestuário noturno depende da programação do navio, uma vez que existem festas, shows e eventos que pedirão looks específicos (abaixo maiores informações sobre). 
  • Nos passeios, não se esqueça de levar roupas leves. E sempre verifique o tempo no destino da parada. O jornalzinho diário do navio nos fornece essa informação.
Mas vamos falar mais sobre as malas?

O QUE LEVAR NA BAGAGEM DE MÃO? 

Essa bagagem é a que não será despachada junto com a mala e permanecerá com você do início ao fim. Nela, você deve incluir objetos pessoais, de valor, e frágeis, que não podem ser despachados, como por exemplo óculos de sol, itens de higiene pessoal, medicamentos, jóias, perfumes e eletrônicos. 


Lembrando que o conteúdo dessa bagagem ficará sob sua supervisão, já que a empresa do navio não se responsabiliza por eles. E já avisamos, coloquem uma roupa para troca assim que pisarmos no navio, pois as bagagens despachadas demoram um pouco para chegar na cabine. Dessa forma, você vai conseguir se trocar e já aproveitar o navio.


Um resumo do que levar:

  • DOCUMENTOS PARA EMBARQUE;
  • Roupas confortáveis;
  • Óculos de sol, roupas de banho, protetor solar;
  • Câmera fotográfica, celular e carregador;
  • Cartão de crédito internacional e dinheiro;
  • Medicamentos;
  • Itens de higiene pessoal; (ressaltando que nos cruzeiros é disponibilizado shampoo, sabonete e secador de cabelo).

 

E o que NÃO levar?

Além do óbvio (armas, munição, inflamáveis e drogas) não é possível entrar no navio com alimentos e bebidas.
Por mais tentador que possa parecer colocar aquela garrafa de vodca na mala pra pagar mais barato a bordo, é bem provável que a garrafa será retirada durante o embarque. E sem direito a devolução.

Um resumo do que não levar:


  • Armas, munições, explosivos;
  • Fogos de artifício, gases, substâncias infecciosas e venenosas;
  • Alimentos e bebidas (com exceção de alimentos para os bebês);
  • Animais (exceto cães-guia);
  • Eletrodomésticos (ferro de passar, máquina de café, chaleira, secador e alisador de cabelo);

 

A NOITE DO COMANDANTE, JANTARES E FESTAS 

Se você já fez alguma viagem de cruzeiro ou se conhece alguém que fez, já deve ter ouvido falar da noite do comandante. Um dos dias mais questionados.

Essa é a noite em que homens e mulheres vestem seus trajes de gala durante o jantar e são brindados com a ilustre presença do comandante do navio.

Muitos se perguntam se essa noite ainda é realizada e se de fato é preciso levar uma roupa de gala só para esse dia. Ultimamente, esta noite NÃO está ocorrendo, não da forma que era. O comandante não aparece, mas existe sim um dia temático de gala. Lembrando que nada é obrigatório. 


E vamos ver de TUDO, pessoas vestidas para uma noite de gala, outras mais despojadas. Importante é nos sentirmos bem. E na verdade, pelo menos aqui no Brasil os cruzeiros tendem a ser mais informais do que na Europa por exemplo.


Vale lembrar, que em alguns restaurantes existem restrições no traje, do tipo não usar regata, bermuda, etc. 

Segue alguns exemplos das festas de Dez 2022 e como é avisado (através do jornalzinho ou do resumo do dia no aplicativo):


  

Festa do Branco: 
O prórpio nome já explica, TODOS DE BRANCO, praticamente um novo Reveillon.

Festa 200 anos independência Brasil: 
Neste dia, pessoas de azul, verde, amarelo, na comemoração da nossa Independência.

Carnaval:
Aqui vimos de tudo, pessoal super fantasiado e outros apenas com uma máscara.

Gala:
Um mix de glamour e alguns mais depojados.

Disco:
Acessórios que remetem a essa época maravilhosa.

E geralmente tem também a noite Italiana, festa primavera (floral), etc...

Muito bom, malas prontas, como despachamos elas? Como é o embarque no navio?


O EMBARQUE 

O embarque nos cruzeiros que partem de Santos é realizado pelo Terminal Marítimo de Passageiros – Giusfredo Santini.
No nosso caso, saíremos as 06:15h de Itupeva, e como geralmente existem outros navios embarcando no mesmo dia, a idéia é tentar evitar ao máximo pegar o horário de pico do embarque evitando tumulto e assim, garantir nosso embarque da melhor forma possível.

Isso porque, com o passar do tempo, os ônibus e vans vão chegando de São Paulo e outras cidades com os passageiros, causando um grande volume de pessoas no terminal.

Lembrando ainda que os cruzeiros têm em média mais de 3 mil passageiros e que os procedimentos para embarque são parecidos com os de um aeroporto. Tem fila para check-in, fila para conferir a documentação e fila para o embarque passando pelo Raio-x.


OK, as malas estão prontas, já chegamos no embarque e como despacha-las?


COMO SERÁ O EMBARQUE

Chegando no terminal, primeiro vamos despachar a bagagem. 


Devidamente identificada com as tags presentes na pastinha que a ACHAR VIAGENS plastificou juntamente com a reserva da cabine e as informações do embarque.


Fiquem tranquilos!!! A todo momento, estaremos acompanhando o grupo. :)


A aérea de despacho fica ao lado esquerdo do terminal de passageiros. Geralmente tem uma fila já organizada pela própria cia do cruzeiro, e será mais rápido com as nossas bagagens já etiquetadas. 


Despachadas, receberemos uma senha para o check -in. GUARDE ESSA SENHA. 


Na sequência, vamos andando até o terminal de passageiros.


Ao entrar no terminal, seguiremos para o salão de embarque do nosso navio.


A chamada das senhas é feita por grupos. Após chamarem a senha (a que recebeu ao despachar a bagagem), seguiremos para os guichês de conferência de documentos e liberação para embarque.


Em seguida passaremos para o raio-x e aí sim, pegaremos o ônibus do porto para entrarmos no navio.


 

 

BÔNUS: DICA DA COSTA CRUZEIROS SOBRE O QUE VESTIR

Não tem certeza do que vestir?

De dia ou de noite, em excursão ou a bordo: Cada momento exige o traje certo.


Você está de férias e o importante para nós é que você se sinta confortável e à vontade o tempo todo durante o cruzeiro.


Mas...Como bons italianos, nos preocupamos com o que vestir. Portanto, se você tiver dúvidas sobre qual look levar para usar à noite ou em uma excursão, confira nossas dicas!


CLIQUE AQUI PARA CHECAR AS DICAS COSTA


Tudo pronto? A gente se vê no mar!



PUBLICADA EM: 12/01/2023 22:14:19 | VOLTAR PARA: Informações e dicas | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: geral


Nossa empresa

Logomarca do rodapé

V.V. DE SOUZA VIAGENS E TURISMO
CNPJ: 18.513.401/0001-00

Endereço e contatos

Ag. Guanabara, 162  - Sl. 12
Jd. São Vicente - Itupeva / SP
CEP: 13295-090

(11) 4496-6386
(11) 4496-6386

Fale WhatsApp

Este website usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao usar este site você concorda com nossa política de privacidade.